9 de fevereiro é Dia do Frevo


O Frevo surgiu na cidade do Recife, no final do século XIX.

A palavra frevo vem de ferver, que o povo falava “frever”, que virou sinônimo de grande aglomeração das massas populares.
A palavra frevo foi utilizada pela primeira vez no Jornal Pequeno, do Recife, em 09 de fevereiro de 1907. Daí, a data comorativa.

A sua principal característica está no ritmo extremamente acelerado. É tradicional no carnaval, sendo que eram comuns, inclusive, conflitos entre blocos de frevo, nos quais capoeiristas intimidavam blocos rivais, para proteger seu grupo.

Juntando a capoeira com ritmo do frevo, a dança foi evoluindo.

As sombrinhas coloridas, neste contexto, seriam uma estilização das que era usadas, inicialmente, como "armas" de defesa dos passistas, remetendo à luta, resistência e camuflagem, que vieram dos capoeiristas, que usavam porretes e cabos de guarda-chuvas.

Para se impor e zelar pelo forte nacionalismo, no período da Revolução Pernambucana deu-se a representação da vontade de independência e da luta, através da dança do frevo.

A dança pode ser de duas formas: Quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos de forma acrobática. São 120 passos catalogados.

Um comentário: